A prática do jejum intermitente pode auxiliar no processo de emagrecimento

A prática do jejum intermitente pode auxiliar no processo de emagrecimento, melhorando a condição de inflexibilidade metabólica e ativando vias metabólicas que otimizam a queima de gordura. 

Diversos artigos científicos mostram aumento dos níveis de adiponectina – que estimula a via da AMPK e a do PGC-1alfa, aumentando a gênese de novas mitocôndrias e o gasto energético. Pode haver aumento do hormônio do crescimento – GH e redução de marcadores inflamatórios, da resistência à insulina e dos valores de glicemia e gordura visceral.

Existem vários protocolos, mas basicamente o jejum intermitente consiste em se manter em jejum em um período de 16 horas e realizar as refeições dentro de uma janela de 8 horas – do almoço à janta, em certos dias da semana. Mas só haverá emagrecimento caso exista déficit calórico ao final do dia.

A adaptação depende de cada organismo e estilo de vida. Também temos muitas variáveis e estratégias diferentes que influenciam os resultados, incluindo a prática de exercícios, dieta, objetivos, rendimento esportivo/calendário de competições, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *