Lesões musculares

As lesões musculares por estiramento/distensão ocorrem com frequência em alguns esportes como futebol, tênis e corrida e costumam causar transtorno devido ao período de afastamento e/ou recorrência de lesão. 

Elas acontecem geralmente nos membros inferiores (coxa e perna) em gestos de aceleração ou desaceleração, em arrancadas, saltos e chutes.

Podem contribuir para que ocorram: pouco aquecimento, fadiga e encurtamentos musculares, lesão prévia, sobrecarga ou assimetria de força entre membros, técnica esportiva/pisada incorreta e pouca recuperação/nutrição inadequada. O médico do esporte auxilia a avaliar e corrigir estes aspectos.

O diagnóstico de uma lesão muscular aguda pode ser clínico e/ou com complemento de ressonância nuclear magnética – que detalha grau de lesão e prevê tempo de retorno ao esporte.

Um erro comum no manejo é a volta muito precoce ao exercício (mais no esporte amador), o que provoca nova lesão ou agravamento da mesma. O tempo para cicatrização dos tecidos e ganho de força é fundamental e pode levar algumas semanas ou meses. É melhor evitar anti-inflamatórios e investir na realização de fisioterapia esportiva, o melhor tratamento/prevenção para estas lesões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *